Não sei se o titulo correto seria esse sobre essa matéria que estou escrevendo. Porém,eu gostaria de falar sobre a música hoje ( não sobre estilo de música ) mas, sobre o marketing da indústria da música,que antigamente se conseguia vender vários produtos da forma que queriam vender ,na verdade até hoje eles tentam e muitos ainda compram mais a grande maioria não é mais vendável,antigamente um artista apareceu em um programa de TV e já era sucesso avista,ainda hoje existem alguns subprodutos vendáveis de autos investimentos de marketings , mais hoje eles não podem ser empurrados a nossa garganta como antigamente, que você ligava o radio tinha aquela programação controlada o tempo todo… Hoje com a chegada dos MP3 e celulares inteligentes é mais fácil de se fazer o próprio repertório musical,sem falar que temos recursos que nos facilita a encontrar qualquer música e ainda pesquisar músicas e artistas novos e de todos os gêneros musicais…
Não estou criticando o que se houve,mais , estou agradecendo pela escolha do que se quer ouvir…e aí , eles escondem o que tem de melhor no mercado e expõe seus produtos vendáveis. O que eu acho engraçado é se você olhar para trás vai ver como existiram grandes bandas e grandes artistas que até hoje marcam nossas vidas e que naquela época eles não tinham o recurso da informação de marketing, os discos dos Beatles não eram comercializados no Brasil,Os vinis e fitas cassetes eram muito caro para o poder aquisitivo da maioria, mas todos conheciam Gil e Caetano,a radio da época era responsável pela grande massa de divulgação, e os músicos só gravavam em estúdio mediante a carteira da OMB. Tivemos “ fase de ouro “ com a nossa MPB e Bossa nova,o nosso Rock até hoje é comentado e respeitado lá fora…a pouco tempo um colega americano me perguntou sobre Mutantes e Raul Seixas…quem aqui lembra deles, eu posso te falar sobre 14 Bis,O terço,Novos Baianos e etc.…
Vocês lembram de Luiz Gonzaga,não é saudosismo não, é um tempo que tinham pessoas que se preocupavam com a música. Hoje, ninguém pode me obrigar a ouvir o que eu não quero ouvir,com todos os recursos que tenho a minha volta e que me favorecem a isto “ Hoje estou liberto “ do marketing musical que obriga as pessoas ouvirem o que eles querem vender !
Seja liberto você também
Afonso Key
Editorial
Nenhum comentário:
Postar um comentário